Um site para quem tem acordes dissonantes

Realizado sempre no primeiro domingo do mês, excepcionalmente em outubro o Forró do Escuta o Cheiro acontece no próximo domingo (14/10), a partir das 12h, com animação do Forró Maria Lua e do sanfoneiro Zé Paraíba e sua banda. O arrasta-pé ocorre no quintal mais charmoso e aconchegante do distrito de Sousas, em Campinas.
Esta edição será especial, pois em outubro o Projeto Escuta o Cheiro comemora 10 anos de existência. "Em outubro de 2008 abríamos nossos portões para receber um público diferenciado que gostava de samba de raiz, mas não tinha muitas opções na região. Hoje, além do samba, temos o Forró do Escuta e, eventualmente, apresentações especiais", afirma Marcio Belardini, um dos criadores do Projeto Escuta o Cheiro.
O grupo de dança Proibido Cochilar, que em toda edição interage com o público, arrastando todos para dançar, também está em festa, comemorando premiações em dois festivais realizados em setembro: na  Copa Forró 2018 - Forró Universitário Pé De Serra "Estilos", Clarisse Feijó e Lucas Oliveira Batista   ficaram em 1º lugar , na categoria Amador/Estilos, enquanto  Aline Vilhena e Tiago Oliveira  conquistaram o 2º lugar na categoria Amador/Estilos. Aline Vilhena e Tales Lelo, conquistaram o 1° lugar na categoria Semi profissional/Estilos e Aline Ferreira e Wenderson Rocha, ficaram em 1º lugar na categoria Profissional/Estilos. Ricardo Henrique Zambon foi eleito o melhor treinador da competição.
Já no comando dos fogões do Escuta o Cheiro está a chef Juliana Araújo que, a cada edição, prepara um cardápio saboroso e diferente. No próximo domingo serão servidos baião de dois tradicional,  baião de dois vegano e batatas conservas (novidade).  A sobremesa será mousse de maracujá com calda de goiabada. Além dos pratos principais, a casa oferece, ainda, bolinho de arroz com pimenta biquinho, torresmo aromatizado, aperitivos e os tradicionais espetinhos (carne, frango, queijo e linguiça). E para beber, cerveja, catuaba, caipiroskas, jurupinga, destilados – como Campari - refrigerantes e água.
As apresentações são ao ar livre, embaixo de jabuticabeiras por onde, não raro, aparecem saguis e outros pequenos animais. Para a criançada, cordas penduradas nos galhos se transformam em seguros balanços. Por ser ao ar livre, em caso de chuva forte o evento pode ser cancelado.

Serviço:
O quê: Forró do Escuta
Quando: Domingo, 7/10, a partir das 12h
Onde: Espaço Escuta o Cheiro, rua dos Expedicionários, 544, Sousas, Campinas
Entrada: R$ 20,00 (dinheiro/cheque/cartão. Comida e bebida à parte)
Outras informações: www.escutaocheiro.com.br

Texto: Ivaci de Oliveira (Mtb: 20.587)

Escuta o Cheiro tem forró e arrasta-pé no próximo domingo

O legado musical de Carlos Gomes ainda movimenta a cidade em outubro

A vida e obra do compositor e maestro campineiro Carlos Gomes (1836-1896) foi revisitada em um conjunto de quase 30 atividades ao longo de setembro, incluindo palestras, performances, lançamento de livros, concursos e muita música. O evento, realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e entidades culturais, continua em outubro, com três eventos.
  
Outubro:
Dia 6, sábado, 11h
Recital e homenagem aos vencedores do "XI Concurso Estímulo para Cantores Líricos".
Salão de Concerto – Conservatório Carlos Gomes (Rua José Freitas Amorim, 155 – Jardim Santa Cândida).
 
Dia 23, terça, 9h
Cerimônia Solene de entrega de Prêmios do Concurso Literário Carlos Gomes. Presenças: autoridades, convidados, palestrantes, jurados, jornalistas e escolas.
Teatro Municipal "José de Castro Mendes" (Praça Correa de Lemos, s/nº.
Vila Industrial).
 
Dia 31, quarta, 20h
Recital dos vencedores do "XI Concurso Estímulo para Cantores Líricos" e comemoração dos 117 anos de fundação do CCLA.
Centro de Ciências, Letras e Artes (Rua Bernardino de Campos,989. Centro).


Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Campinas